Análise: Mãos talentosas

O simbolismo cristão nos fragmentos de uma análise.
29 de maio de 2019
As representações sociais e o estudo do fenômeno do campo religioso
5 de junho de 2019

Mãos talentosas

Título do filme: Mãos talentosas – A história de Ben Carson

Ficha técnica:

Data de lançamento: 7 de feveiro de 2009 (Estados Unidos)

Diretor: Thomas Carter

Primeiro episódio: 2009

Duração do episódio: 90 minutos

Roteirista: John Pielmeier

Resumo: 2009 · 1hora 26min · Drama/Biografia

Enredo do filme:

Benjamin Solomon Carson era filho de pais separados e sua mãe, juntamente com ele e seu irmão mais velho, tinham uma vida muito difícil. Apesar disso, sua mãe procurou educá-lo, para que estudasse, incentivando e exigindo que ele priorizasse os estudos. Carson deu certo trabalho, com baixo rendimento escolar.

Ben Carson teve uma carreira bem-sucedida realizando cirurgias inovadoras, como, por exemplo, a primeira cirurgia intrauterina já realizada no mundo. Em 1987, ficou conhecido pela cirurgia que separou irmãos siameses com sucesso. Essas e outras histórias são contadas em seu livro Mãos talentosas, que virou filme em 2009.

No filme, conhecemos todo o trabalho desenvolvido por Carson para que a cirurgia de separação de siameses pudesse ter resultado positivo, bem como acompanhamos sua biografia.

Em paralelo à história da separação dos siameses, o filme conta sua história, e podemos ver um garoto pobre, negro, filho de mãe divorciada, que mal terminou o ensino fundamental, que era um aluno fraco e que tinha tudo para dar errado. Todavia, com o incentivo de sua mãe, percebeu que ele não era incapaz e, através do seu esforço e estudo, obteve sucesso na vida, tornando-se uma das personalidades médicas mais importantes da atualidade. Percebemos também o quão forte é a sua espiritualidade e intimidade com Deus e sua religião.

Trazendo o aprendizado do filme para o contexto do Coaching, percebemos que o filme enriquece ainda mais esse processo. Algumas ideias extraídas do filme retratam esse contexto:

Esse filme é uma lição e vida. Trabalha com a inteligência emocional e demonstra o quanto os pais podem ser determinantes, no desenvolvimento das habilidades dos filhos. O destaque fica para a mãe de Ben, que viu a essência dele e não a aparência, em seu jeito agressivo e atrapalhado.

Perguntas de Coaching:

Até que ponto você conhece as suas habilidades? Até que ponto já utilizou suas habilidades? Que habilidades você acreditam ter? Que habilidades lhe faltam?

Antoni Maspoli
Antoni Maspoli
Sou Antonio Maspoli, cidadão do mundo, Teólogo e Psicólogo. Deus é a minha herança pessoal, meu caso de amor! Deus encantou-me com o a sua presença. E abriu-me as porta do conhecimento do numinoso: "Eu cri, por isso compreendi" (Agostinho). Desde então dediquei a minha vida a conhecer a Deus. E a minha existência a compreender a natureza humana.

Deixe uma resposta

Espaço para interações e depoimentos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *